top of page
Roteiros de Pediatria - Banner.png

VACINAS
CONTRA COVID-19

Covid-19

Os Coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que podem levar a quadros clínicos bastante variados, desde resfriados comuns a doenças mais graves, como por exemplo a síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-1) e, mais recentemente, a Covid-19, causada pelo SARS-CoV-2.

 

A transmissão ocorre por meio de gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro, ou pelo contato indireto com gotículas, ao levar as mãos aos olhos, boca e nariz após tocar em pessoas, superfícies ou objetos infectados.

 

O período de incubação da Covid-19 varia de um a 14 dias.

Medidas de prevenção da disseminação do vírus incluem, principalmente, o isolamento dos doentes por cerca de 10 a 14 dias, de preferência em casa, desde os primeiros sintomas e o uso de máscara, preferencialmente do tipo PFF2 ou N95. Outras medidas importantes incluem: 

  • Distanciamento social de ao menos 1,5 m

  • Higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool 70%

  • Não tocar olhos, nariz ou boca sem antes higienizar corretamente as mãos

  • Evitar aglomerações

  • Manter os ambientes arejados e ventilados

  • Limpar e desinfetar superfícies tocadas com frequência

  • Vacinação contra a Covid-19

Vacinas Contra Covid-19

As vacinas recomendadas no Brasil até o momento são:

  • Vacina adsorvida Covid-19 (inativada) CoronaVac (Butantan) suspensão injetável para uso intramuscular: Cada dose de 0,5 mL de suspensão injetável contém 600 SU do antígeno do vírus inativado SARSCoV-2. Excipientes: hidróxido de alumínio, hidrogenofosfato dissódico, di-hidrogenofosfato de sódio, cloreto de sódio e água para injetáveis.  Liberada para aplicação a partir de 3 anos de idade.

  • Vacina Covid-19-RNAm Comirnaty (Pfizer/Wyeth) suspensão injetável para uso intramuscular: Há três apresentações distintas (faixas etárias específicas):

 

Comirnaty® para faixa etária de 6 meses até 5 anos incompletos de idade (frasco de tampa  de cor vinho: dose de 3 µg): Cada dose da vacina diluída (0,2 mL) contém: (RNA mensageiro (mRNA) de cadeia simples, embebido em nanopartículas lipídicas, com estrutura 5-cap altamente purificado, produzido usando transcrição in vitro sem células a partir dos modelos de DNA correspondentes, codificando a proteína S (spike) do SARS-CoV-2. Excipientes: di-hexildecanoato de di-hexilaminobutanol, ditetradecilmetoxipolietilenoglicolacetamida, levoalfafosfatidilcolina distearoila, colesterol, trometamina, cloridrato de trometamina, sacarose, água para injetáveis. 

 

Comirnaty® para faixa etária de 5 anos a 12 anos incompletos de idade (frasco de tampa de cor laranja: dose de 10 µg): Cada dose da vacina diluída (0,2 mL) contém: (RNA mensageiro (mRNA) de cadeia simples, embebido em nanopartículas lipídicas, com estrutura 5-cap altamente purificado, produzido usando transcrição in vitro sem células a partir dos modelos de DNA correspondentes, codificando a proteína S (spike) do SARS-CoV-2. Excipientes: di-hexildecanoato de di-hexilaminobutanol, ditetradecilmetoxipolietilenoglicolacetamida, levoalfafosfatidilcolina distearoila, colesterol, trometamina, cloridrato de trometamina, sacarose, água para injetáveis.

 

Comirnaty® para faixa etária a partir de 12 anos de idade (frasco de tampa de cor roxa dose de 30 µg): Cada dose da vacina diluída (0,3 mL) contém: (RNA mensageiro (mRNA) de cadeia simples, embebido em nanopartículas lipídicas, com estrutura 5-cap altamente purificado, produzido usando transcrição in vitro sem células a partir dos modelos de DNA correspondentes, codificando a proteína S (spike) do SARS-CoV-2. Excipientes: di-hexildecanoato de di-hexilaminobutanol, ditetradecilmetoxipolietilenoglicolacetamida, levoalfafosfatidilcolina distearoila, colesterol, sacarose, cloreto de sódio, cloreto de potássio, fosfato de sódio dibásico di-hidratado, fosfato de potássio monobásico, água para injetáveis, hidróxido de sódio  e ácido clorídrico para ajuste de pH.

  • Vacina Covid-19-recombinante Oxford/Covishield (Fiocruz e Astrazeneca) suspensão injetável para uso intramuscular: Cada dose de 0,5 mL contém 5 × 1010 partículas virais (pv) do vetor adenovírus recombinante, que expressa a glicoproteína Spike (S) do SARS-CoV-2. Excipientes: L-Histidina, cloridrato de L-histidina monoidratado, cloreto de magnésio hexaidratado, polissorbato 80, etanol, sacarose, cloreto de sódio, edetato dissódico di-hidratado (EDTA) e água para injetáveis. Liberada para aplicação a partir de 18 anos de idade.

  • Vacina Covid-19-recombinante Janssen Vaccine (Janssen-Cilag): suspensão injetável para uso intramuscular: Cada dose de 0,5 mL contém Adenovírus tipo 26 que codifica a glicoproteína spike SARS-CoV-2 (Ad26.COV2-S), não inferior a 8,92 log10 unidades infecciosas (Inf.U). Produzido na linha celular PER.C6 TetR e por tecnologia de DNA recombinante. Excipientes: hidroxipropilbetaciclodextrina, ácido cítrico monoidratado, etanol, ácido clorídrico, polissorbato 80, cloreto de sódio, hidróxido de sódio, citrato trissódico di-hidratado e água para injetáveis. Liberada para aplicação a partir de 18 anos de idade.

ESQUEMA VACINAL

Esquema vacinal - Vacina Pfizer a partir de 6 meses de idade:

Esquema primário:  

Vacina Pfizer 3 µg (frasco tampa de cor vinho)

Faixa etária de 6 meses de idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias - Três doses monovalentes (1ª dose + 2ª dose + 3ª dose) 

Intervalo de 4 semanas entre a 1ª e a 2ª dose e intervalo de 8 semanas entre a 2ª e a 3ª dose.

Dose de Reforço:

Faixa etária de 5 a 11 anos, com a vacina Pfizer 10 µg (frasco de tampa laranja).

Esquema vacinal - Vacina Coronavac a partir de 3 anos de idade:

Esquema primário: 

Vacina Coronavac

Faixa etária de 3 anos a 04 anos, 11 meses e 29 dias - Duas doses monovalentes (1ª dose + 2ª dose) com intervalo de 4 semanas entre elas.

Dose de Reforço:

Intervalo de 4 meses após a segunda dose do esquema primário, preferencialmente com a vacina Pfizer 3 µg (frasco de tampa vinho), ou com a Coronavac.

Esquema vacinal - A partir de 5 anos de idade:

Esquema primário: 

Vacina Pfizer 10 µg (frasco tampa laranja) ou Coronavac

Faixa etária de 5 anos a 11 anos de idade - Duas doses monovalentes (1ª dose + 2ª dose)

Intervalo de 4 semanas entre a 1ª e a 2ª dose (Coronavac) ou de 8 semanas (Pfizer 10 µg - frasco tampa laranja).

Dose de Reforço:

Intervalo mínimo de 4 meses após a segunda dose do esquema primário, preferencialmente com a vacina Pfizer 10 µg (frasco de tampa laranja), ou com a Coronavac.

Esquema vacinal - A partir de 12 anos de idade:

Esquema primário: 

Vacina Pfizer 30 µg (frasco tampa roxa) ou Coronavac 

Faixa etária de 12 anos a 17 anos de idade - Duas doses monovalentes (1ª dose + 2ª dose)

Intervalo de 4 semanas entre a 1ª e a 2ª dose (Coronavac) ou de 8 semanas (Pfizer 30 µg - frasco tampa roxa).

Dose de Reforço:

Intervalo mínimo de 4 meses após a segunda dose do esquema primário, preferencialmente com a vacina Pfizer 30 µg (frasco de tampa roxa), ou com a Coronavac.

bottom of page