top of page
Roteiros de Pediatria - Banner.png

CETOACIDOSE DIABÉTICA

Cetoacidose Diabética

A insulina atua no transporte de glicose para o compartimento intracelular, se ligando a receptores específicos nas membranas das células. Essa ligação é responsável pela ativação da via de transporte, aumentando a capacidade da célula captar glicose da corrente sanguínea e utilizá-la como fonte de energia para o metabolismo celular. Além disso, a insulina também inibe a produção de glicose pelo fígado (inibe a gliconeogênese) e promove a formação de glicogênio como forma de armazenamento de glicose, entre outras funções importantes na regulação metabólica. 
 

No diabetes mellitus tipo 1 ocorre uma redução da produção de insulina por ação de autoanticorpos que atacam as células beta das ilhotas pancreáticas (doença autoimune). Sabe-se que a doença está relacionada a fatores genéticos e ambientais. Esse quadro se manifesta mais frequentemente na infância ou adolescência. A redução da glicose no compartimento intracelular e o acúmulo de glicose no plasma, irão ocasionar alterações significativas no metabolismo com importante comprometimento da homeostase e graves repercussões fisiológicas sistêmicas.

Fisiopatologia

As principais complicações agudas nos pacientes com DM1 são a hipoglicemia e a cetoacidose. A cetoacidose diabética (CAD) é a causa mais comum de hospitalização e óbito em crianças diabéticas. É caracterizada pela tríade: hiperglicemia, acidose metabólica com elevação do ânion-gap e cetonemia. Por vezes a CAD é a primeira manifestação clínica do diabetes melitus tipo I. 

 

Trata-se de um distúrbio em que ocorre alteração significativa do metabolismo de proteínas, lipídeos, carboidratos, eletrólitos e água. Isso ocorre devido à deficiência de insulina associada ou não à maior atividade dos hormônios contrarreguladores (glucagon, catecolaminas, cortisol e hormônio do crescimento). Esses hormônios contrarreguladores se elevam em situações de infecção e estresse e frequentemente precipitam o quadro de CAD em pacientes diabéticos. Paralelamente, a hiperglicemia, a desidratação, a hiperosmolaridade, os distúrbios eletrolíticos e acidobásicos, perpetuam a liberação dos hormônios contrarreguladores, criando um perigoso ciclo vicioso.

Existem diversos protocolos para tratamento da CAD, mas, apesar da existência de algumas diferenças entre eles, todos incluem a necessidade de internação, a reposição adequada de fluidos e eletrólitos, a correção da deficiência de insulina e o monitoramento clínico e bioquímico constantes, com o objetivo de restabelecer completamente as funções metabólicas e evitar complicações agudas como edema cerebral, hipoglicemia, hipocalemia, entre outras.

Diagnóstico

Diagnóstico Clínico

A cetoacidose diabética (CAD) pode se manifestar inicialmente pelos sintomas clássicos do diabetes, como poliúria, polidipsia, polifagia e perda de peso inexplicada. Com a progressão do quadro, podem surgir fadiga, náuseas, vômitos, dor abdominal e sinais de desidratação, além de manifestações decorrentes da acidose metabólica, como hiperpneia com padrão respiratório de Kussmaul e hálito cetônico. Nos casos mais graves, pode ocorrer alteração progressiva do nível de consciência, com sonolência, torpor e, eventualmente, coma.

 

É importante ressaltar que nem todas as crianças apresentam os sintomas clássicos do diabetes, particularmente poliúria e polidipsia, no momento do diagnóstico da CAD. Por esse motivo, a glicemia capilar deve ser considerada em crianças com respiração profunda ou ofegante, ou diante de vômitos e dor abdominal sem causa claramente definida, especialmente na ausência de diarreia. Da mesma forma, a possibilidade de CAD deve ser considerada em pacientes com alteração do nível de consciência, sobretudo quando acompanhada de sinais clínicos sugestivos de acidose metabólica.

 

Sem reconhecimento e tratamento oportunos, a CAD pode evoluir com desidratação grave, comprometimento hemodinâmico, choque e óbito.

 

Diagnóstico Laboratorial

 

- Glicemia > 200mg/dl, associada a glicosúria
- Acidose metabólica (pH arterial < 7,3  ou  bicarbonato sérico < 18 mmol/l, com elevação do ânion-gap)
- Cetonemia: beta-hidroxiburato no sangue > 3 mmol/l, ou cetonúria (3 ou 4 cruzes).

A classificação da cetoacidose diabética se baseia na gasometria e inclui os seguintes parâmetros:

- Leve: pH entre 7,2 e 7,3 ou HCO3- entre 10 e 18 mmol/l 

ModeradapH entre 7,1 e 7,2 ou HCO3- entre 5 e 10 mmol/l 

- Grave: pH < 7,1 ou HCO3- < 5 mmol/l

Tratamento

Os objetivos do tratamento são corrigir a desidratação e a acidose, reverter a cetose e restaurar gradualmente a osmolaridade e a glicemia para níveis próximos ao normal. Paralelamente, monitorizar, identificar e intervir em tempo hábil em qualquer condição ou agravo que possa complicar o quadro.

1. Conduta inicial

  • Monitoramento multiparâmetro (TPPAR, monitoramento ECG, saturação de O2, diurese, Glasgow)

  • Garantir via aérea pérvia

  • Oferecer oxigênio (se saturação < 94%)

  • Obter dois ou mais acessos venosos calibrosos

  • Corrigir instabilidade hemodinâmica (correção da desidratação)

  • Dieta zero até sair da cetoacidose   

Exames laboratoriais iniciais:

   - Hemograma, PCR

   - Glicemia plasmática 

   - Gasometria

   - Eletrólitos, uréia, creatinina

   - Cetonemia

   - Cálculo da osmolaridade sérica efetiva*

   - Urina: EAS PHQ + pesquisa de cetonúria

* Osmolaridade sérica =

     [2 x Na + (ureia/6) + (glicose/18)]  (VR: 280 a 310 mOsm/L)

2. Fluidoterapia 

Os objetivos da fluidoterapia são:

  • Corrigir o déficit de água e eletrólitos

  • Restaurar o volume circulante

  • Melhorar a filtração glomerular e a perfusão tecidual

  • Eliminar as cetonas e cetoácidos do sangue

2.1. Cálculo do déficit hídrico

A estimativa do déficit hídrico com base apenas no exame físico e nos sinais vitais apresenta baixa precisão, especialmente na cetoacidose diabética (CAD). Na prática, uma abordagem para estimar o grau de desidratação é considerar a gravidade da CAD, adotando-se, de forma aproximada, um déficit correspondente a 5% do peso corporal na CAD leve, 7% na CAD moderada e 10% na CAD grave. 

 

  • Vamos utilizar um exemplo prático:

  • Criança com 25kg e CAD moderada:  déficit hídrico estimado de 7% do peso corporal = 1750 mL.

  • Esse déficit precisa ser reposto. A reposição será feita por meio de uma etapa rápida (bolus inicial) e um fase de repação lenta.

 

2.1.1. Bolus inicial

  • Na ausência de sinais de choque, infundir soro fisiológico (NaCl 0,9%) ou Ringer lactato, no volume de 10 a 20 ml/kg em 20 a 30 minutos, repetindo se necessário até corrigir a desidratação (até o máximo de 1000 ml por hora).

  • Se houver sinais de choque, infundir soro fisiológico (NaCl 0,9%) ou Ringer lactato, no volume de 20 ml/kg tão  rapidamente quanto possível. Repetir se necessário até o máximo de 1000 ml por hora.

  • Em nosso exemplo prático:

  • Vamos supor que o bolus inicial foi de 10 mL/Kg = 250 mL.

  • Ficam restando 1500 mL do deficit hídrico para repor (1750 - 250 mL = 1500 mL).

2.1.2. Fluidoterapia após o bolus inicial: reposição do déficit hídrico + fluidoterapia de manutenção

 

- Cálculo do volume e da taxa de infusão

Após o bolus inicial, a fluidoterapia prossegue com o objetivo de promover a reparação gradual do déficit hídrico remanescente e, simultaneamente, suprir as necessidades hidroeletrolíticas de manutenção. Assim, dois cálculos devem ser feitos:

  • Reposição do déficit hídrico: Deve-se estimar um déficit correspondente a 5% do peso corporal na CAD leve, 7% na CAD moderada e 10% na CAD grave, descontando-se o volume previamente administrado durante a expansão volêmica inicial em bolus. A reposição desse déficit pode ser realizada de forma lenta ou rápida. Quando se opta pela reposição lenta - estratégia geralmente preferida - o volume calculado deve ser administrado de maneira uniforme ao longo de 48 horas.

  • Fluidoterapia de manutenção: Além da reposição do déficit hídrico é necessário também calcular a fluidoterapia de manutenção que tem como objetivo suprir as necessidades hidroeletrolíticas diárias da criança. O volume de manutenção pode ser calculado pela regra de Holliday-Segar, de acordo com o peso corporal: peso corporal até 10kg: 100 mL/Kg/dia; peso corporal entre 10 e 20 Kg: 1000 mL + 50 mL para cada quilograma acima de 10 kg; peso corporal acima de 20 Kg: 1500 mL + 20 mL para cada quilograma acima de 20 kg. 

 

  • Em nosso exemplo prático:

  • Déficit hídrico remanescente: Calculamos 1750 mL para reposição do déficit hídrico e infundimos um bolus de 250 mL em 20-30 minutos. O défict remanescente é de 1500 mL que deverá ser infundido em 48 horas = 1500/48 = 31,25 mL/hora

  • Fluidoterapia de manutenção: Pela regra de Holliday-Segar para 25 Kg = 1600 mL a ser infundido em 24 horas = 66,7 mL/hora

  • Taxa de infusão = 31,25 mL/hora + 66,7 mL/hora = 98 mL/hora

- Composição da solução hidroeletrolítica de reposição+manutenção:

 

Inicialmente, utiliza-se uma solução cristaloide isotônica, como o Soro fisiológico (NaCl 0,9%) ou uma solução balanceada, como o Ringer lactato, com adição de eletrólitos conforme a necessidade clínica e os resultados laboratoriais.

Sódio

 

Na CAD, a tendência é que o "pool" total de sódio no organismo esteja reduzido. Calcula-se uma redução de 1,6 mEq/L no sódio sérico a cada 100mg/dL de elevação da glicose *. A natremia, no entanto, pode estar normal, baixa ou até mesmo elevada. A hiponatremia deve ser evitada e combatida prontamente (acesse Hiponatremia), devido ao risco de edema cerebral. Em caso de hipernatremia, tolerar sódio sérico até 160mEq/L, pois mantém efeito protetor contra edema cerebral. 

 

Na⁺ corrigido (mEq/L) = Na⁺ medido + 1,6 × [(glicemia em mg/dL − 100) / 100]

Potássio

Embora a concentração sérica de potássio possa estar inicialmente normal ou elevada, existe déficit corporal total de K⁺ na CAD. Com a hidratação e o início da insulinoterapia, ocorre redução progressiva da concentração sérica de potássio, tornando necessária sua reposição precoce. Assim, após a reposição volêmica inicial em bolus, e desde que a função renal e a diurese estejam preservadas, recomenda-se:

  • Em caso de hipocalemia (K⁺ < 3,0–3,5 mEq/L): situação de maior risco. Iniciar reposição de potássio antes da insulinoterapia e postergar temporariamente a insulina até que o K⁺ esteja em faixa segura (> 3,5 mEq/L). A reposição de potássio deve ser realizada por infusão contínua de 0,5 mEq/kg/h, durante 4 a 6 horas, utilizando a solução isotônica (SF 0,9% ou RL) com adição de potássio para uma concentração de 40 mEq/L de K⁺.

  • Em caso de K⁺ sérico normal ou discretamente elevado: adicionar, em geral, 20 a 40 mEq/L de K⁺ à solução, com ajustes posteriores de acordo com as dosagens seriadas.

  • Em caso de hipercalemia (K⁺ > 5,5 mEq/L): inicialmente não adicionar potássio, mantendo monitorização frequente. A reposição deve ser iniciada quando o K⁺ estiver em faixa segura (K⁺ < 5,5 mEq/L).

  • Em nosso exemplo prático:

  • A criança está sendo hidratada com soro fisiológico a uma taxa de infusão de 98 mL/hora.

  • Supondo que a dosagem sérica de potássio venha com o valor de 4,5 mEq/L. Iremos optar pela reposição de K⁺ na concentração de 40mEq/L:

  • KCl 19,1% (1 mL = 2,5 mEq) ou seja, 40 mEq correspondem a 16 ml de KCl 19,1%

  • Solução a infundir = 1000 mL =>984 mL de SF 0,9% + 16 ml de KCl 19,1% [+ 0,7 mL de NaCl 20% (reposição do sódio que foi substituído por KCl 19,1%)]

  • Lembrando que estamos infundindo a uma taxa de 98 mL/hora

  • Realizar dosagem sérica de potassio com intervalos regulares, de acordo com o protocolo institucional.

3. Insulinoterapia

  • Insulina regular por via endovenosa 

  • Infusão contínua EV: 0,1 U / kg / hora

  • Utilizar um acesso venoso específico para insulina. 

  • Preparo da solução: Diluir 25 UI de insulina regular em 250 ml de SF 0,9% ou 50 UI de insulina regular em 500 ml de SF 0,9%[concentração da solução = 0,1 UI/ml. Infundir a 1ml/Kg/h (= 0,1UI/Kg/h)]

  • Lavar o equipo com 50 ml da solução (devido a ligação da insulina à parede do frasco de soro) e trocar os frascos de 6/6 horas.

 

Com o início da insulinoterapia, a glicemia diminui progressivamente. A queda desejada da glicemia é de 75-100 mg/dL por hora. Se a resposta for lenta (< 50 mg/dL por hora) pode-se aumentar a velocidade de infusão de insulina (titulando até 0,2 U / kg / hora). Se a queda for rápida (> 100mg/dL por hora), diminuir a velocidade de infusão de insulina (reduzir para 0,05 U / kg / hora).

4. Ajustes na solução hidroeletrolítica de reparação + manutenção

Quando a glicemia atinge valores em torno de 250–300 mg/dL, deve ser adicionada glicose à solução intravenosa. Essa medida tem como objetivo prevenir a hipoglicemia e, principalmente, permitir a continuidade da insulinoterapia até a resolução da cetose e da acidose metabólica. Isso é necessário porque, na CAD, a hiperglicemia geralmente se corrige antes da normalização dos distúrbios metabólicos que caracterizam a cetoacidose.

Uma estratégia dinâmica e altamente eficiente, amplamente utilizada em pediatria, é a infusão com duas bolsas em Y. Consiste em infundir simultaneamente duas bolsas de fluidos com composições de eletrólitos idênticas, diferenciando-se apenas em relação à presença de glicose e sua concentração. As duas bolsas correm em paralelo, conectadas a um extensor em Y (ou torneirinha de 3 vias) no mesmo acesso venoso:

  • Bolsa A (Sem Glicose): Soro Fisiológico (SF0,9%) ou Ringer Lactato + potássio (sua indicação e concentração variam de acordo com a concentração sérica).

  • Bolsa B (Com Glicose): Soro Fisiológico (SF0,9%) ou Ringer Lactato + potássio (sua indicação e concentração variam de acordo com a concentração sérica) + Glicose a 10%.

A vazão total de hidratação permanece fixa e constante. O que muda é a proporção que cada bolsa entrega, dependendo da glicemia capilar do paciente:

CAD tabela vazão de glicose.png

Observação: as proporções entre as bolsas devem ser ajustadas conforme a evolução da glicemia e o protocolo institucional, mantendo-se a vazão total de fluidos prescrita.

  • No paciente de nosso exemplo:

  • Bolsa A = 1000 mL =>984 mL de SF 0,9% + 16 ml de KCl 19,1% [+ 0,7 mL de NaCl 20% (reposição do sódio que foi substituído por KCl 19,1%)]

  • Bolsa B = 1000 mL =>775 mL de SF 0,9% + 16 ml de KCl 19,1% + 200 mL de glicose a 50% [+ 9,7 mL de NaCl 20% (reposição do sódio que foi substituído por KCl 19,1% e glicose 50%)]

  • A taxa total de infusão calculada é de 98 mL/h. No sistema de duas bolsas, essa taxa permanece constante; o que se modifica, de acordo com a glicemia, é a proporção infundida de cada bolsa.

  • Supondo que a glicemia esteja em 420 mg/dL (faixa > 300 mg/dL): a Bolsa A é infundida a 98 mL/h (100%), enquanto a Bolsa B permanece fechada (0%).

  • Supondo que a glicemia esteja em 270 mg/dL (faixa de 251–300 mg/dL): a Bolsa A é infundida a 73,5 mL/h (75%) e a Bolsa B, a 24,5 mL/h (25%).

  • Supondo que a glicemia esteja em 220 mg/dL (faixa de 201–250 mg/dL): ajustam-se as bombas para 49 mL/h na Bolsa A (50%) e 49 mL/h na Bolsa B (50%).

  • Assim, o paciente continua recebendo a mesma taxa total de 98 mL/h, mantendo-se inalterado o aporte de líquidos e eletrólitos. O que aumenta progressivamente é a oferta de glicose, pela maior participação da Bolsa B na infusão.

CAD duas bolsas.png

imagem gerada por IA

A grande vantagem desse método é permitir a mudança imediata na taxa de infusão de glicose apenas alterando a velocidade de cada bomba de infusão, sem a necessidade de trocar o equipo ou preparar novas bolsas a cada oscilação da glicemia. Como a hiperglicemia geralmente se corrige antes da cetose e da acidose, o sistema permite aumentar progressivamente a oferta de glicose e, assim, manter a insulinoterapia necessária para suprimir a cetogênese, reduzindo simultaneamente o risco de hipoglicemia.

A dieta deverá ser liberada assim que o paciente apresentar melhora clínica e sair do quadro de cetoacidose (com comprovação laboratorial). 

Monitoramento laboratorial até a correção da Acidose

Controle sérico de 2/2 horas:

- Glicemia plasmática

- Na+, K+, Cai, Cl e P

- Gasometria venosa

- Cetonemia/cetonúria.

- Glicemia capilar 1/1 hora *

 

Após a resolução da acidose, o controle sérico poderá ser a cada 4h: 

- Glicemia plasmática

- Na+, K+

- Ureia

- Gasometria venosa 

* A glicemia capilar é cerca de 15% inferior à plasmática

5. Transição da insulina regular venosa para subcutânea

A insulina regular venosa só poderá ser substituída pela insulina regular subcutânea se:

  • pH > 7,3 e

  • Bicarbonato > 15

  • Anion gap normal

  • Paciente se alimentando

  • Glicemia < 250

  • Osmolalidade plasmática entre 280 e 300 mOsm/

 

Iniciar a 1ªdose de insulina regular subcutânea cerca de trinta minutos a 1 hora antes de suspender a insulina venosa.

  • Insulina subcutânea: 0,1 a 0,2 U / kg 

6. Manejo da insulinoterapia após a reversão da cetoacidose

Corrigida a cetoacidose e realizada a primeira dose da insulina subcutânea, monitorizar as glicemias antes das refeições (café da manhã, almoço, lanche e jantar), ao deitar e uma vez durante a madrugada (por ex.: às 7h, 11h, 15h, 18h, 22h e 3h) e realizar as correções necessárias com insulina regular subcutânea (exceto de madrugada) conforme os esquemas abaixo:

Manter glicemia das 22h acima de 100 mg%. A glicemia da madrugada é para ajuste de doses no dia seguinte, e NÃO deve ser realizada insulina ou bolus de glicose nesse horário, exceto se hipoglicemia sintomática (convulsão, sudorese ou coma).

7. Hipoglicemia

 

Se glicemia capilar estiver inferior a 60 mg/dl mas a criança/adolescente estiver assintomática, prescrever apenas alimentos: 150ml de suco de laranja + 1 colher de sopa rasa de açúcar (equivale a 30g de carboidratos) ou biscoito de maisena com 150 ml de suco. 

Para o caso de hipoglicemia com paciente sintomático, infundir 0,5g/kg de glicose por via endovenosa, em B.I.C. em 10 minutos. Opções:

 - SG 10% (20ml de Glicose a 50% + 80 ml de ABD), na dose de 5ml/kg

 - ou SG 25% (SG 50% + ABD na proporção 1:1), na dose de 2 mL/Kg, EV em B.I.C. em 10 minutos

 

Checar a glicemia após 20 minutos, repetindo a conduta se necessário. 

REFERÊNCIAS

  1. GLASER, Nicole et al. Orientações de Consenso da ISPAD de 2022 para a Prática Clínica: cetoacidose diabética e estado hiperglicêmico hiperosmolar. [S. l.]: International Society for Pediatric and Adolescent Diabetes, 2022. 22 p. Tradução para a língua portuguesa. Original publicado em: Pediatric Diabetes, v. 23, n. 7, p. 835-856, 2022. DOI: https://doi.org/10.1111/pedi.13406

  2. KUPPERMANN, Nathan; GLASER, Nicole. Fluid therapy and cerebral injury in pediatric diabetic ketoacidosis: Fluid Therapy in DKA. Protocol version 4.00. Salt Lake City: PECARN Central Data Management and Coordinating Center, University of Utah School of Medicine, 27 jun. 2013. 55 p.

  3. KUPPERMANN, Nathan et al. Clinical trial of fluid infusion rates for pediatric diabetic ketoacidosis. The New England Journal of Medicine, Boston, v. 378, n. 24, p. 2275-2287, 14 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1056/NEJMoa1716816

  4. CASTELLANOS, L.; TUFFAHA, M.; KOREN, D.; LEVITSKY, LL. Management of Diabetic Ketoacidosis in Children and Adolescents with Type 1 Diabetes Mellitus. Paediatr Drugs, v. 22, n. 4, p. 357-367, 2020. doi: 10.1007/s40272-020-00397-0.

  5. TZIMENATOS, L.; NIGROVIC, LE. Managing Diabetic Ketoacidosis in Children. Ann Emerg Med, v. 78, n. 3, p. 340-345, 2021. doi: 10.1016/j.annemergmed.2021.02.028.

  6. EBSERH. Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora. Gerência de Atenção à Saúde. Unidade de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente. Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica: Cetoacidose Diabética. Juiz de Fora, 2017.

  7. PIVA, J. P.; SOLEDADE, M. A.; CZEPIELEWSKI, M. A. Cetoacidose Diabética. In: PIVA, J. P.; GARCIA, P. C. R. (Orgs.). Medicina Intensiva em Pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2015.

  8. PIVA, Jefferson Pedro; CZEPIELEWSKI, Mauro Antônio; GARCIA, Pedro Celiny Ramos; MACHADO, Denise. Cetoacidose Diabética. In: PROTIPED: Programa de Atualização em terapia Intensiva pediátrica. Ciclo 1, Volume 3. Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2010.

  9. FARHAT, Sylvia Costa Lima; MANNA, Thais Della. Cetoacidose Diabética e Estado Hiperosmolar Hiperglicêmico. In: SCHVARTSMAN, Claudio; REIS, Amélia Gorete; FARHAT, Sylvia Costa Lima (Orgs.). Pronto-Socorro: Pediatria Instituto da Criança Hospital das Clínicas FMUSP. 1. ed. Barueri: Manole, 2009.

  10. SALVOLDELLI, Roberta Diaz; SILVA, Mariana Moraes Xavier da; MENEZES Filho, Hamilton Cabral de; DICHTCHEKENIAN, Vaê, DAMIANI Durval. Emergências em Endocrinologia Pediátrica. In: DAMIANI Durval (Org.). Endocrinologia na Prática Pediátrica: Pediatria Instituto da Criança Hospital das Clínicas FMUSP. 1. ed. Barueri: Manole, 2008.

bottom of page