top of page
Roteiros de Pediatria - Banner.png

DENTIÇÃO E SAÚDE BUCAL

Dentição temporária ou decídua

Total: 20 dentes 

Completa: entre 30 e 33 meses de idade.

dentes de leite.png

Dentição Permanente

Total: 32 dentes 

Completa: entre 17 e 21 anos de idade.

dentes permanentes.png

Higiene Bucal

O cuidado com a saúde oral é fundamental e deve começar desde cedo. Isso exige comprometimento familiar e visitas periódicas ao dentista. Este irá orientar à família ações educativas e preventivas a serem implementadas no dia-a-dia da criança. O médico pediatra também deve orientar hábitos diários de higiene oral.

- Bebês

Antes do aparecimento dos dentes, a limpeza da gengiva pode ser feita utilizando-se apenas uma gaze com água. Assim que os primeiros dentes aparecerem, a família deve começar a escovação, usando escovas apropriadas para a idade da criança. Deve ser utilizada uma escova especial para bebês, com uma cabeça pequena e cerdas super-macias. A escovação deve ser realizada da mesma maneira que a dos outros membros da família, isto é, no início da manhã e à noite, e após as refeições. À noite, a secreção de saliva diminui.  E como a saliva protege os dentes, este é o momento em que higiene oral é mais necessária. Sobre isso, é importante ressaltar que a mamada da madrugada deve ser suprimida assim que possível, pois geralmente a higiene oral não é realizada nessa hora.

O creme dental deve ser adequado para bebês e sempre com presença de flúor que é fundamental para prevenção de cárie dentária. Use apenas uma pequena quantidade de creme (correspondente a um grão cru de arroz - ver figura ao lado). Como a maior parte dos dentes de leite são espaçados, geralmente não há necessidade de passar fio dental entre eles.

- Pré-escolares e Escolares

As crianças em idade pré-escolar e escolar devem ser orientadas e encorajadas a realizar a higiene oral no início da manhã, antes de dormir e sempre após cada refeição.

A escovação deve ser realizada pelo adulto responsável, até os sete anos de idade, pois elas ainda não possuem destreza suficiente. Após essa idade, a criança já pode escovar os dentes sozinha, mas sempre com supervisão dos adultos. Somente aos 10 anos, as crianças podem realizar a escovação sozinhas. O creme dental infantil deve sempre conter flúor. A quantidade de creme dental na escova é inicialmente no tamanho de um grão cru de arroz. Após a criança aprender a cuspir, a quantidade de creme dental a ser colocado na escova pode aumentar para o tamanho de um grão de ervilha (ver figura ao lado).

Passar fio dental é muito importante, especialmente para aqueles com dentes muito juntos. Para usar o fio dental, é necessária uma maior coordenação motora, por isso, um adulto deve supervisionar as crianças. Você também deve instruir a criança a limpar a língua. Enxaguantes orais somente devem ser usados após os seis anos de idade, quando é menos provável que a criança engolirá o produto.

Sabe-se que a melhor maneira de educar uma criança é dando exemplo. Em se tratando da higiene bucal, o adulto deve escovar os próprios dentes enquanto a criança está por perto escovando os seus. Isso reforça a importância desse procedimento e é uma boa maneira de educá-la.

mother-and-daughter-brushing-teeth.jpg
bottom of page