
VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE
Atenção:
A partir de 4 de novembro de 2024, as duas doses de reforço com vacina oral poliomielite bivalente (VOP) foram substituídas por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP) aos 15 meses de idade, de modo que o esquema vacinal contra a doença passou a ser exclusivamente com com a VIP.
Vacinação Contra a Poliomielite
(Atualização Março de 2025)
Apresentação
-
A vacina injetável poliomielite 1, 2 e 3 inativada (VIP) é apresentada sob a forma líquida em frasco multidose ou em seringa preenchida (monodose).
Composição
-
A VIP é trivalente, contém os vírus da poliomielite dos tipos 1, 2 e 3, obtidos em cultura celular e inativados por formaldeído.
Indicação
A vacina VIP é indicada para prevenir a poliomielite.
Contraindicações
-
A VIP está contraindicada na ocorrência de reação anafilática após o recebimento de qualquer dose da vacina ou aos seus componentes.
Esquema vacinal

Eventos Adversos
VIP
A anafilaxia é rara. Por conter traços de estreptomicina, neomicina e polimixina B, apresenta risco teórico de reações em pessoas com hipersensibilidade a esses antibióticos.
- Pode ocorrer eritema discreto no local da aplicação (<3%), enduração (<12%) e dor (<30%), geralmente de intensidade leve.
- Febre moderada pode ocorrer raramente.
Alguns aspectos epidemiológicos da Poliomielite
Agente Etiológico
Modo de Transmissão
Período de Incubação
Transmissibilidade
Imunidade
Enterovírus da família picornaviridae, denominado poliovírus de três sorotipos I, II e III.
De pessoa a pessoa, pelas secreções nasofaríngeas. Pela água e pelos alimentos contaminados com fezes de doentes ou portadores
Dois a 30 dias
Sete a dez dias antes do início dos sintomas, até cerca de seis semanas após.
Pelos anticorpos maternos nas primeiras semanas de vida e pela vacina
BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA
-
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Departamento do Programa Nacional de Imunizações. Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização. Instrução Normativa do Calendário Nacional de Vacinação 2024. Brasília, 2024.
-
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Departamento do Programa Nacional de Imunizações. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação. 2. ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde, 2024. 294 p. il.
-
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Departamento de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis. Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais. 6. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2023. 176 p.: il.
-
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis. Manual de vigilância epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação. 4. ed. atual. Brasília: Ministério da Saúde, 2021. 340 p. il.