
VACINAS E CALENDÁRIOS VACINAIS
Vacinação é o ato de vacinar, ou seja, de aplicar vacinas, que são produtos imunobiológicos desenvolvidos em laboratórios especializados contendo antígenos capazes de induzir à resposta imune ativa com formação de memória imunológica. Portanto a vacinação é um processo de imunização adquirida artificial ativa que visa antecipar a imunidade contra determinado agente patogênico antes que o organismo se exponha ao mesmo. A vacina induz, entre outros efeitos, à estimulação de linfócitos T e B. Os linfócitos B iniciam a produção de anticorpos específicos (imunidade humoral). Já os linfócitos T atuam na imunidade celular e viabilizam a formação de memória imunológica.
V a c i n a s
As vacinas contêm agentes imunizantes (antígenos) variáveis: vírus vivo atenuado, vírus inativado, bactéria viva atenuada, bactéria inativada, toxoides (toxinas bacterianas modificadas), componentes da estrutura bacteriana, componentes da estrutura viral, partículas semelhantes a vírus sintetizadas por técnica de engenharia genética
Agente imunizante
Vacinas
Vírus vivos atenuados
Vírus inativados
Componentes da estrutura viral
Vetor viral não replicante
RNA mensageiro
Partículas sintéticas semelhantes a vírus
Bactéria viva atenuada
Bactéria inteira inativada
Componentes da estrutura bacteriana
Toxóides (toxinas modificadas)
Sarampo, Caxumba, Rubéola, Varicela, VOP, Rotavírus, Febre Amarela
VIP, Hepatite A, Raiva
Influenza, Hepatite B
Covid-19 (AstraZeneca e Janssen). Dengue
Covid-19 Pfizer e Moderna
HPV
BCG
Pertussis de células inteiras
Pneumocócica, Meningocócica, Hemófilus, Pertussis acelular
Tétano, Difteria
As vacinas não são constituídas apenas pelos agentes imunizantes mas também pelo líquido de suspensão, adjuvantes, conservantes, estabilizadores e antibióticos.
Líquido de suspensão: constituído geralmente por água destilada ou solução salina fisiológica, podendo conter proteínas e outros componentes originários dos meios de cultura ou das células utilizadas no processo de produção das vacinas, tais como antígenos de ovo ou gelatina.
Adjuvantes: compostos contendo alumínio (alúmen), comumente utilizados para aumentar e prolongar o poder imunogênico de algumas vacinas, amplificando o estímulo provocado por esses agentes imunizantes.
Conservantes, estabilizadores e antibióticos: substâncias existentes em pequenas quantidades e atuam evitando o crescimento de contaminantes (bactérias e fungos), contribuindo para manter a estrutura do agente imunizante da vacina. Algumas vacinas utilizam mercuriais como o timerosal, e outras, antimicrobianos como neomicina ou estreptomicina. Reações alérgicas podem ocorrer se a pessoa vacinada for sensível a algum desses componentes.
Imunidade & Vacina
Imunidade é um termo que significa proteção. No nosso contexto, significa proteção contra determinada doença. A imunidade pode ser inata, aquela que já está presente ao nascimento (inespecífica) ou adquirida, quando se desenvolve após o nascimento (específica contra cada agente exposto). A imunidade adquirida (Humoral e Celular) pode ser natural ou artificial. Tanto a imunidade natural quanto a artificial podem ocorrer por processo ativo (imunidade ativa - estimula a resposta ativa do sistema imune com formação de memória imunológica) ou por processo passivo (imunidade passiva - transferência de imunoglobulinas específicas).
